Letra: Lauro D'Ávila
Música: Lauro D'Ávila
Ano: 1951
Intérprete: Osny Silva
Letra:
Salve o Corinthians
O Campeão dos Campeões
Eternamente
Dentro dos nossos corações
Salve o Corinthians
De tradição e glórias mil
Tú és orgulho
Dos esportistas do Brasil
Teu passado é uma bandeira
Teu presente uma lição
Figuras entre os primeiros
Do nosso esporte Bretão
Corinthians Grande
Sempre Altaneiro
És do Brasil
O Clube mais Brasileiro
Comentário deste Blog:
Salve o Corinthians
O Campeão dos Campeões
Eternamente
Dentro dos nossos corações
Salve o Corinthians
De tradição e glórias mil
Tú és orgulho
Dos esportistas do Brasil
Teu passado é uma bandeira
Teu presente uma lição
Figuras entre os primeiros
Do nosso esporte Bretão
Corinthians Grande
Sempre Altaneiro
És do Brasil
O Clube mais Brasileiro
Comentário deste Blog:
O ano era 1951. O jornalista (radialista) Lauro D'Ávila (Benedito Lauro D'Ávila) compõe uma marchinha para o carnaval daquele ano. O título da música diz tudo "O Campeão dos Campeões. Foi gravada nos estúdios da rádio Bandeirantes e lançado pela gravadora Continental pelo expoente cantor Osny Silva (Osny Rufino da Silva Gomes). Osny era Corinthiano, e isso se percebe na emoção e dedicação com que entoa nosso Hino.
Como conquistamos a alcunha de "O Campeão dos Campeões":
- em 1914, Campeão invicto do Campeonato Paulista;
- em 1915, o Corinthians rompe com a Liga Paulista e não disputa o campeonato daquele ano, que foi vencido pelo Germânia. No final da temporada, o Timão desafia o Germânia e o vence por 4 X 1; No mesmo ano fora desafiado a enfrentar o Palmeiras, Campeão pela APEA (outra Liga da época), e não perdoamos: vencemos desta vez por 3 X 0;
- em 1916, Campeão invicto do Campeonato Paulista;
Começava a nascer o clube que, além de ser do povo e para o povo, era o Campeão dos Campeões;
- em 1930, embora não havia um campeonato nacional, era tradicional a disputa entre os campeões de São Paulo e Rio de Janeiro. E foi ai que, num embate com o Vasco da Gama, vencemos por 4 X 2, e trouxemos para casa o troféu com o nome: CAMPEÃO DOS CAMPEÕES;
- em 1954, a marcha de carnaval que já conquistara as vozes Corinthianas nos bailes e festas alvinegras, ganhou as arquibancadas do Paulo Machado de Carvalho. O Corinthians precisava apenas de um empate para se sagrar Campeão Paulista de 1954 (Campeão do IV Centenário), e o adversário não podia ser melhor: o Palmeiras. O Timão contava com Gilmar dos Santos Neves, Roberto Belangero, Cláudio Cristóvan de Pinho, Luizinho (O Pequeno Polegar) e Baltazar (O Cabecinha de Ouro), entre outros guerreiros. Luizinho abriu o placar no primeir tempo, e o Palmeiras empatou no final da partida. Tarde demais!
Neste dia, mais precisamente neste momento, a torcida começou a entoar a canção de Lauro D'Ávila nas arquibancadas. Espontaneamente, oriundo do povo, na comemoração de um título sobre o rival, e no Pacaembú, NASCE O HINO DO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA que todos conhecemos "Campeão dos Campeões".
A partir de então, o Hino fora reconhecido pelo clube.
Faça o Download da primeira gravação do Hino do Corinthians:
Ouça a primeira gravação do Hino do Corinthians, na voz de Osny Silva:
Ouça o Hino do Corinthians na interpretação da Banda Corpo de Bombeiros da Guanabara: