sábado, 18 de dezembro de 2010

Neto, Craque da Copa

Letra:           Tom Zé e Gereba
Música:        Tom Zé e Gereba
Ano:               2009 (gravação)
Intérprete:  Tom Zé

Letra: 

"A Copa de 70...

Bola pro Taffarel, dá pra Branco, que tá pra branco, mas tem branco demais nesse time Brasileiro. Nunca vi um time Brasileiro que só tem branco. Até no time da Inglaterra tem negro, esse time da gente só tem branco. Mas o Branco joga mal e passa pra Jorginho que está pior ainda. Finalmente deram a bola pra Neto, graças a Deus. Neto passa por um, passa por dois, faz um lançamento de 40 jardas e deixa Careca sozinho na frente do goleiro. Atenção, chuta, Careca!" 

Neto!
Abertamente as musas te namoram
Da Itália cantam coros
Cheios, chegam de correios
Com despacho de Oxalá, Damasco, Roma e Bagdá

Neto!
Desperdício da nossa alegria
Neto!
Neto, és tú, rebeldia! 

"Bola com Taffarel, escapuliu a bola, valei-me, Nossa Senhora. O homem vai chutar sozinho, atenção, bateu! Taffarel pegou de uma mão só. Esse goleiro me mata do coração, valei-me, Nossa Senhora, esse Tafarel. O Taffarel pegou com uma mão só a bola... Dá a bola pra Mazinho, que está uma desgraça, dá pra Jorginho, que tá outra, dá pra Dunga que funga no cangote de um gringão, dá pra num sei quem, finalmente a bola chegou no pé de Neto, ora minha Nossa Senhora! Neto passa por um, passa por dois, e atenção, falta! É pênalti, é pênalti! Não, não, não, é muito longe, é do meio do campo, mas pegou em Neto tinha que ser pênalti, né, que diabo!. Pegar em Neto assim, numa falta daquela. Levantou Neto. Atenção: toma grande distância, vai bater direto. Mas é um irresponsável! Como é que vai bater direto uma falta de longe assim? É por isso que a gente luta pra botar esse desgraçado na seleção pra depois ele me bater uma falta dessa distância e direto pro gol. E lá vai Neto correu, atenção, chutou: o goleiro pula no vazio..."

Neto!
Os pênaltis, as faltas e escanteios
Lançamentos e voleios
Fado, peninsular calçado
Pois a Itália é uma bota para vestir a fama de tua canhota

Neto!
Desperdício da nossa alegria
Neto!
Neto, és tú, rebeldia! 

"Bola com Taffarel e nesse jogo monótono quando chega no 40º minuto valei-me, Nossa Senhora. E passa a bola adiante, chega, chuta, chega nas maõs do Neto, graças a Deus. Lá vai Neto e tal, e chutou e o goleiro espalma pra escanteio. É escanteio! Neto vai bater o escanteio. Amola aqueles três dedos do pé esquerdo que Rivelino manda amolar. E atenção, lá vai Neto, bate o escanteio e o goleiro pula no vazio..."

Neto!
No harém dos nossos sonhos Brasileiros
Sambistas e Rockeiros
Juntos, estamos neste assunto
Pois o peito sempre quer o mais perfeito, o mais pra lá, o mais Pelé

Neto!
Desperdício da nossa alegria.
Neto!
Neto, és tú, rebeldia! 

Comentários deste blog:
Orgulhosamente, estreiamos a sessão "Canções Mosqueteiras" com nada menos do que José Ferreia Neto, ou simplesmente Neto, o Xodó da Fiel.

Genialmente complexo, Neto é o símbolo do jogador humanamente tomado por imperfeições, uma contradição viva, polêmica, personalidade forte. Talvez por isso representou tão bem os auspícios da Nação Corinthiana, que é a 6º população da América, empatada com o Canadá.
  • Iniciou no infantil da Ponte Preta, mas iniciou a carreia profissional aos 17 anos no Guarani, adversários em Campinas;
  • Visto como grande reveleção, dito aliás como o "novo Maradona", foi fogar no Bangu;
  • Jogou no São Paulo, no Palmeiras e nos Santos, porém brilhou em sua volta ao Guaraní na final do Paulista de 1988, marcando um golaço de bicicleta contra o clube que o imortalizaria. 
Compensava o fato de estar acima do peso com precisão das cobranças de falta, escanteios, lançamentos, até mesmo dribles e arrancadas. Era o maestro de um time operário. Era, mais uma vez a contra-partida, onde o que não faltava era gana.
Seu título mais importante foi o Campeonato Brasileiro de 1990 (ver relato de Uilson Souza). Neste dia, mais de 100.000 torcedores estavam no Morumbi, aproximadamente cinco vezes mais gente do que os que habitam Santo Antônio de Posse, sua cidade natal. Marcou 84 vezes pelo Corinthians e 7 pela seleção Brasileira.
Neto é um dos maiores craques do futebol Brasileiro, e um dos maiores ídolos da Torcida Corinthiana. Este blog agradece a Neto pelos seus feitos históricos, e a Tom Zé e Gereba que cantaram Neto para esta e as demais gerações.

Ouça Neto, o craque da Copa!, na voz de Tom Zé, ao vivo:
 
Faça o download do Canção "Neto, o Craque da Copa", de Tom Zé e Gereba:

3 comentários:

  1. Eu não estava lá naquele dia maravilhoso,mas,vendo o vídeo no youtube com a invasão de campo e as entrevistas dos jogadores.... Sem palavras muito bom,é Corinthians não tem explicação é o povão sorrindo e no topo \o/
    Parabéns belo post e Vai Corinthians!!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Elson, eu estava naquele dia exatamente onde estou agora, respondendo teu comentário. Curioso, não? Eu tinha 12 anos e ficava jogando bola na rua, entrava na hora do jogo, saia correndo pro quintal, imitava o W. Mano, voltava pra sala... Quando saiu o gol do Tupã, eu estava bem aqui... Impressionante a reação de meu Pai, que depois do jogo colocou todas as crianças da rua no Chevetão e saimos empuleirados com bandeira pra fora comemorar. 20 anos? É logo alí. Abraços, Guilherme.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional .... Corinthians Macaé -RJ

    ResponderExcluir