sexta-feira, 13 de maio de 2011

Zona Leste Somos Nós (O Poeta Falou)

Letra:         Marco Antônio
Música:      Marco Antônio
Ano:           1988
Intérprete: Bezerra da Silva

Letra:

Está tudo aí para você curtir
Do Largo do Peixe a Sapucaí

Vem enxugar seu pranto
Nesse manto azul e branco
Que Alberto Alves criou
E o poeta Paulistinha assim falou

Zona Leste somos nós
Lutando com galhardia
Zona Leste somos nós
O lirismo e a própria poesia

Salve o Corinthians
O Campeão dos Campeões
Adoniran querido
Saudosa maloca transborda emoções

E lá na central
O suburbano vem
Chacoalhando a tristeza
No balanço do trem

Vila Esperança
Que saudade dos antigos carnavais
Das batalhas de confetes, desfiles de fantasias
Que não voltam mais

Vila Matilde
Das batucadas imortais
Da tiririca, Velha Guarda querida
Jovem Guarda é a toco triunfal

Comentários deste blog:
O samba-enredo da Nenê de Vila Matilde de 1988 bem que poderia ser considerado o "Hino da Zona Leste" de São Paulo, carinhosamente apelidada "ZL". Esta ZL que é um país dentro de tantos países-Brasil, haja visto sua extensão, demografia e peculiaridades.

Com mais de quatro milhões de habitantes, esta que poderia ser a terceira maior cidade do Brasil, ocupa uma extensão de 326,8 km's quadrados, possui onze subprefeituras e trinta e três distritos.

O samba-enredo conta o orgulho de um Povo que poderia chamar-se "Povo de Corinthians", o povo que "luta com galhardia", e que também é lirismo e poesia, que chacoalha a tristeza no trem, e brinca o Carnaval.

A luta e a contemplação, a superação e transgressão fazem parte da história do trabalhador da Zona Leste e do Povo Corinthiano.

A região que se industrializou no final do século XIX atraindo imigração sobretudo Japonesa e Italiana - mais tarde Nordestina - também atraiu um trabalhador Gigante de 16 anos, que havia nascido na região Central de São Paulo, no Bom Retiro: o Sport Club Corinthians Paulista. O Time do Povo que até então mandava seus jogos do Bom Retiro adquiriu o terreno do Tatuapé, no Parque São Jorge, mudando-se para a Zona Leste, e, mais ainda, mudando eternamente os rumos da própria Zona Leste.

A primeira estrofe do samba diz muito falando pouco. O Largo do Peixe, na Vila Matilde, é o local d'onde na década de 30 o Sr. Alberto Alves da Silva ("Seu Nenê"), junto de um grupo de sambistas, faziam suas rodas de samba, acompanhados de "pernadas" e "tiririca". A Sapucaí foi o palco da participação da Nenê no desfile das Campeães do RJ, em 1985, ao lado da Mocidade Independente e da Beija-flor. Ao comando de Seu Nenê, com o samba interpretado pelo maior intérprete da história da escola, Armando da Mangueira, o Povo da Zona Leste Matildense mostrou sua Arte. Tal fato é contado e cantado neste samba-exaltação, três anos depois.

Bezerra da Silva, ao visitar a Zona Leste de São Paulo disse que "morro é morro em qualquer lugar", que estava em casa e se identificava com a região. Ao ter contato com o samba logo quis conhecer o compositor e gravar o samba, popularizando-o e prestando mais esta homenagem a região que concentra 40% da população de São Paulo, cantando o Corinthians.

Faça o download dos sambas nas versões original, interpretada por Armando da Mangueira e por Bezerra da Silva:

Zona Leste Somos Nós (O Poeta Falou) - G.R.E.S. Nenê de Vila Matilde (1988)
Zona Leste Somos Nós (O Poeta Falou) - Bezerra da Silva (2000)

 Ouça na voz do Bezerra:


Ouça na interpretação da Nenê da Vila Matilde:
 

Um comentário:

  1. essa eu não conhecia !
    muito bom teu blog, vou pegar as musicas que ainda não tenho.

    te seguindo o/

    http://sweetboldness.blogspot.com/
    @fidelesbrune

    ResponderExcluir