segunda-feira, 28 de junho de 2010

Corinthians do Meu Coração

Letra:           Toquinho
Música:        Toquinho
Ano:              1983
Intérprete: Toquinho

Letra:

És grande no esporte bretão
Teu passado ilumina tua história
Ciente da tua missão
Vitória, vitória, vitória!

Corinthians do meu coração:
Tu és religião de janeiro a janeiro

Ser Corinthiano é ir além
De ser ou não ser o primeiro
Ser Corinthiano é ser também
Um pouco mais Brasileiro

Tens a tradição
De um clube tantas vezes campeão
Pelos teus rivais, temido
Pela tua Fiel, querido

Ser Corinthiano é ir além
De ser ou não ser o primeiro
Ser Corinthiano é ser também
Um pouco mais Brasileiro

Comentário deste Blog:
Antonio Pecci Filho, mais conhecido como Toquinho, é Paulistano de nascimento, moradia e coração, e Corinthiano de alma, torcida, poema e canção. Nasceu em 6 de julho de 1946, é cantor, compositor, exímio violonista e artista querido e admirado por sua obra inesquecívelmente presente.

Este blog o homenageia de maneira singela, mestre Toquinho, que tanto permeou momentos de alegria, nos acompanhou na boemia, nos deu muitas lições, nos fez ficar mais perto dos amigos, e nos ajudou a cantar a mulher amada. Sempre também estará conosco quando entoarmos as cores de nosso Corinthians, neste que é considerado o Hino não oficial do clube, tamanha beleza. Obrigado, Toquinho!

Celebremos o Corinthianismo!

Ouça "Corinthians do Meu Coração" com Toquinho e Sócrates:
 




Ouça "Corinthians do Meu Coração" Voz e Violão com Toquinho:


 
Faça o download da música "Corinthians do meu Coração", com Toquinho e Sócrates:
1983 - Corinthians do meu Coração (Toquinho e Sócrates) 

Faça o download da música "Corinthians do meu Coração", voz e violão, com Toquinho:
1983 - Corinthians do meu Coração (Toquinho, voz e violão)


Em dois momentos distintos da vida do clube Toquinho foi convidado a descrever seu sentimento. Falamos de 2007, quando de nossa queda a série B do campeonato brasileiro, e 2008, em nossa volta triunfal. Poeta, o fez com maestria. E aqui o Espírito Corinthiano o eterniza em letras e na própria voz do mestre.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-


POEMA - Eu nunca vou te abandonar (A queda do Corinthians)
Toquinho

Dois de dezembro de 2007, fim do jogo Corinthians e Grêmio:
uma humilhação que não estamos acostumados a sentir.
Uma dor aguda, o olhar perdido no horizonte.
O rebaixamento histórico, inesquecível.

A derrota de nosso time é a nossa prórpia derrota.
Com os pé dos jogadores somos nós que chutamos a bola, damos um lançamento, cobramos uma falta, batemos um pênalti e renascemos a cada grito de gol.
Mas hoje estamos aqui com lágrimas nos olhos vivendo esta triste realidade.

Por que fizeram isso com você, meu Corinthians?
Por que tanta ambição e vaidade?
Por que a segunda-feira teve que nascer tão triste?

É, amigos, não temos outra alternativa.
Agora é hora de recolhermos  os destroços e darmos a volta por cima.
Precisamos de todos!

Que venham as memórias de Cláudio, Luizinho, Wladimir e Baltazar.
Zenon, Sócrates, Rivelino e Gilmar.
Quem pede ajuda é o Corinthians do beco, da favela e da mansão.
O Corinthians da menina, da mulher,  do operário e do patrão.

Tudo isso é nada perto da tua grandeza, Corinthians.
És uma nação!

Outros rivais estiveram na mesma situação.
E outros estarão.
Mas nunca com esta repercurssão.

És imenso, Corinthians: és religião!
Ser Corinthiano é ir além de ser ou não o primeiro.
Ser Corinthiano é ser também um pouco mais Brasileiro.
 
Ouça o poema escrito por Toquinho:

 

Faça o download do poema "Eu nunca vou te abandonar", escrito e declamado por Toquinho:
2007 - Nunca vou te abandonar (Toquinho)

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

POEMA - Parabéns, Corinthians! (De volta a primeira divisão)
Toquinho

Parece que foi ontem que tudo aconteceu.
Lágrimas, tristezas e muita frustração.
Choramos, sofremos, mas como sempre faremos,
Contigo estaremos em qualquer situação.

Durou pouco a euforia dos teus rivais,
Pois desde o começo jogaste como um Campeão.
Que exemplo desde!
Foste sempre o primeiro desde o primeiro dia desta competição.

Jogavas no sábado e não no domingo.
Mudaste os hábitos de uma grande parte da população.
Mudaste os horários de programas desta emissora de televisão.

És transformador, Corinthians, é grande, és religião!
Meu Pai, meu mais antigo conselheiro não te verá campeão.
Aos 94 anos agora parou de bater seu coração.
Mas veremos eu, meu filho, meu irmão.

Passaste por esta etapa com raça, galhardia, luta e determinação.
Parabéns, Corinthians!
Vem, Corinthians, entra, Corinthians.
Seja bem-vindo, Corinthians, a primeira divisão.


Ouça "Parabéns, Corinthians!", com Toquinho:



Faça o download do poema "Parabéns, Corinthians", declamado por Toquinho.

5 comentários:

  1. Meu amigo, seu blog é uma das melhores coisas que já achei na internet! Por favor, não se esqueça de incluir "Gol de Baltazar" (Alfredo Borba); "Nação Corinthians" (Carlinhos Vergueiro) e, PRINCIPALMENTE, "Coríntia, Meu Amor é o Timão!", do inesquecível ADONIRAN BARBOSA!!!!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Raul,
    agradeço o elogio. Certamente estas canções estarão em breve no blog. Além delas, outras dezenas. Sobre a canção do Carlinhos Vergueiro, ela está postada aqui:
    http://espiritocorinthiano.blogspot.com/2010/04/nacao-corinthians.html

    Abraços, e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Muito show esse teu blog. Já tá tudo na fila pra ser baixado! Tava atrás dessa música do Toquinho, valeu mesmo!

    Tbm tenho um repente do Castanha e Caju do Corinthians, se tiver a fim, dá um toque, blz?

    ResponderExcluir
  4. Prezado Sr. Macro, obrigado! Isso aqui serve justamente para coletar, organizar e difundir as canções Corinthianas. Agradeço, mas eu já tenho esta música, assim como outras dezenas que ainda estão pendentes de postagem. Caso busque alguma canção que não encontraste aqui postada, me contate que lhe envio por e-mail.
    Abraços,
    Guilherme.

    ResponderExcluir
  5. Você realmente sabe tirar o melhor do torcedor, vem da alma. Adoro seus textos, alguns ja baixei e coloquei no facebook. Agradeço de coração por saber colocar na ponta do lápis, o que o torcedor sente
    Abraços, daniel.

    ResponderExcluir