terça-feira, 20 de abril de 2010

Campeão dos Campeões

Letra:              Lauro D'Ávila
Música:          Lauro D'Ávila
Ano:                 1951
Intérprete:    Osny Silva

Letra: 


Salve o Corinthians
O Campeão dos Campeões
Eternamente
Dentro dos nossos corações


Salve o Corinthians
De tradição e glórias mil
Tú és orgulho
Dos esportistas do Brasil


Teu passado é uma bandeira
Teu presente uma lição
Figuras entre os primeiros
Do nosso esporte Bretão


Corinthians Grande
Sempre Altaneiro
És do Brasil
O Clube mais Brasileiro 


Comentário deste Blog:
O ano era 1951. O jornalista (radialista) Lauro D'Ávila (Benedito Lauro D'Ávila) compõe uma marchinha para o carnaval daquele ano. O título da música diz tudo "O Campeão dos Campeões. Foi gravada nos estúdios da rádio Bandeirantes e lançado pela gravadora Continental pelo expoente cantor Osny Silva (Osny Rufino da Silva Gomes). Osny era Corinthiano, e isso se percebe na emoção e dedicação com que entoa nosso Hino.

Como conquistamos a alcunha de "O Campeão dos Campeões":
  • em 1914, Campeão invicto do Campeonato Paulista;
  • em 1915, o Corinthians rompe com a Liga Paulista e não disputa o campeonato daquele ano, que foi vencido pelo Germânia. No final da temporada, o Timão desafia o Germânia e o vence por 4 X 1; No mesmo ano fora desafiado a enfrentar o Palmeiras, Campeão pela APEA (outra Liga da época), e não perdoamos: vencemos desta vez por 3 X 0;
  • em 1916, Campeão invicto do Campeonato Paulista;
Começava a nascer o clube que, além de ser do povo e para o povo, era o Campeão dos Campeões;
  • em 1930, embora não havia um campeonato nacional, era tradicional a disputa entre os campeões de São Paulo e Rio de Janeiro. E foi ai que, num embate com o Vasco da Gama, vencemos por 4 X 2, e trouxemos para casa o troféu com o nome: CAMPEÃO DOS CAMPEÕES; 
  • em 1954, a marcha de carnaval que já conquistara as vozes Corinthianas nos bailes e festas alvinegras, ganhou as arquibancadas do Paulo Machado de Carvalho. O Corinthians precisava apenas de um empate para se sagrar Campeão Paulista de 1954 (Campeão do IV Centenário), e o adversário não podia ser melhor: o Palmeiras. O Timão contava com Gilmar dos Santos Neves, Roberto Belangero, Cláudio Cristóvan de Pinho, Luizinho (O Pequeno Polegar) e Baltazar (O Cabecinha de Ouro), entre outros guerreiros. Luizinho abriu o placar no primeir tempo, e o Palmeiras empatou no final da partida. Tarde demais!
Neste dia, mais precisamente neste momento, a torcida começou a entoar a canção de Lauro D'Ávila nas arquibancadas. Espontaneamente, oriundo do povo, na comemoração de um título sobre o rival, e no Pacaembú, NASCE O HINO DO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA que todos conhecemos "Campeão dos Campeões". 

A partir de então, o Hino fora reconhecido pelo clube.

Faça o Download da primeira gravação do Hino do Corinthians:

Ouça a primeira gravação do Hino do Corinthians, na voz de Osny Silva:

Ouça o Hino do Corinthians na interpretação da Banda Corpo de Bombeiros da Guanabara:

9 comentários:

  1. Maravilha teu blog, Guilherme, meus parabéns. Tou aqui fazendo uma busca de hinos/canções do Timão. Baixei a primeira versão, do Osny Silva, aqui, não a conhecia. Tenho também a mais conhecida, da Banda do Corpo de Bombeiros da Guanabara, e uma outra, um pouco mais rápida, com mais metais no arranjo (é a versão que a Rádio Globo usa). Dessa, não sei de nada - quem toca, quando foi gravada. Daí que deixo a sugestão - fazer um histórico das versões mais populares do Campeão dos Campeões. E de minha parte fica o compromisso - as informações que eu conseguir, pingo por aqui. Saudações corinthianas!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Rafael! Acredito que vc esteja se referindo a versão da Orquestra Beverly. Eu possuo algumas dezenas de versões de nosso glorioso hino, e assim que o assaz escasso tempo permitir, dedicarei-o a isso. Abraços e volte sempre ao blog.

    ResponderExcluir
  3. Por acaso a estrofe...

    "Nasceste sob a luz de um lampião,
    Tu és o rei do nosso esporte bretão"

    ...fez ou faz parte de alguma música em homenagem ao nosso Corinthians ?
    Tenho-a na memória desde a infância e por muito tempo acreditei que fizesse parte do nosso Hino.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Leitor, está se referindo a esta Música aqui --> http://espiritocorinthiano.blogspot.com/2010/03/corinthians-campeao-do-iv-centenario.html

    ResponderExcluir
  5. A aproximadamente um mês comprei o filme O Corinthiano com o Mazzaroppi, e curiosamente em determinada parte da briga dele com o palmeirense ele liga uma radiola com o disco desta musica, mas como tbm esta tocando a versão da época do hino alvi-verde não da para ouvir muito bem esta versão do nosso glorioso e popular hino.

    ResponderExcluir
  6. Parabens pelo trabalho mano, já sou seguidor FIEL so seu blog, VAI CORINTHIANS !!!

    ResponderExcluir
  7. Só um adendo: A letra "Campeão dos Campeões" é de Lauro D´Avila porém a música foi composta pelo maestro Edmundo Russomanno.

    ResponderExcluir
  8. Sensacional seu Blog... Virei seguidor Eterno...

    ResponderExcluir